voltar para todos os posts

Como a arte do lettering pode ajudar a diminuir a ansiedade

Pamela Debortoli

Atualizado - 28/02/2023

3 min de leitura

Como a arte do lettering pode ajudar a diminuir a ansiedade: Um guia completo*

A ansiedade é um problema de saúde mental que afeta muitas pessoas em todo o mundo. É caracterizada por sentimentos de preocupação, nervosismo, medo e tensão muscular, entre outros sintomas. Embora existam muitas formas de tratamento para a ansiedade, algumas pessoas procuram maneiras criativas de lidar com o problema, e é aí que entra o lettering.

O lettering é uma forma de arte que envolve a criação de letras e palavras visualmente atraentes. Embora seja uma atividade criativa, ela também pode ser usada como uma ferramenta para reduzir a ansiedade e melhorar o bem-estar mental.

A arte do lettering pode ajudar na ansiedade de algumas maneiras:

1- Foco e Atenção Plena

Fazer lettering requer atenção plena e foco, o que pode ajudar a distrair a mente de pensamentos ansiosos. Ao se concentrar em criar letras e palavras bonitas, isso ajuda a manter a mente afastada de preocupações, deixando a mente calma e proporcionando um momento de paz e tranquilidade.

2- Relaxamento

O lettering é uma atividade relaxante que pode ajudar a diminuir a tensão muscular e aliviar o estresse. Ao desenhar e criar formas e curvas delicadas, ajuda a passar uma sensação de tranquilidade e calma. Além disso, o movimento repetitivo do desenho das letras pode ser relaxante.

3- Expressão Criativa

O lettering permite que o praticante se expresse de maneira criativa. Ao criar palavras e frases que reflitam seus sentimentos e pensamentos e nisso encontrar um meio de expressão que seja reconfortante. O lettering pode ser uma forma de expressão que permite ao praticante externalizar emoções, pensamentos e sentimentos de maneira saudável e criativa.

4- Desenvolvimento da Autoestima

O lettering também pode ajudar a desenvolver a autoestima e a confiança, o que pode ser uma coisa positiva para pessoas que sofrem de ansiedade. Ao praticar o lettering e ver sua habilidade evoluir com o tempo, o praticante pode sentir-se mais confiante e satisfeito consigo mesmo. Isso pode ajudar a melhorar a autoimagem e a reduzir a ansiedade social.

Should have a image here

Materiais para praticar:

Para começar a praticar a arte do lettering, você precisa ter alguns materiais básicos.

  • Canetas: não existem muitas regras no lettering e isso é o mais legal dessa arte, você pode usar qualquer tipo de caneta que você já tem aí na sua casa, pode ser esferográficas, canetas de ponta fina, canetas hidrográficas ou até mesmo lápis de cor.
  • Papel: Usar o papel certo pode fazer uma grande diferença no resultado final do lettering. O papel ideal são aqueles que são mais grossos com gramatura de 120 ou 180 e lisos que permite que a caneta deslize com mais facilidade.
  • Régua: pode ser muito útil para ajudar a criar linhas retas.
  • Lápis e borracha: Antes de finalizar o lettering com as canetas e necessario sempre planejar e fazer o rascunho do desenho das letras então um lápis grafite aqueles bem simples que encontra em qualquer papelaria e uma borracha boa e macia.
Should have a image here

Começando a praticar:

Para começar a colocar a mão na massa e praticar, sugiro assistir alguns vídeos lá no meu canal no Youtube.

Nesses vídeos, você encontrará todas as bases para começar a praticar a arte do lettering. Aprender a arte do lettering pode ser uma atividade prazerosa que ajuda a focar a mente e acalmar a ansiedade, além de desenvolver habilidades motoras e a criatividade.

Os vídeos são didáticos e explicados de uma forma simples e fácil de entender, para que você possa aprender as técnicas do lettering e começar a praticá-las o quanto antes.

Lá eu tenho muitos vídeos desde assuntos mais básicos de como desenhar as letras, a mais avançados, que vão ajudar você a iniciar nessa arte. ❤️

*Atenção se você sobre de fortes crises de ansiedade, procure ajuda médica porque só ele vai saber te ajudar da melhor maneira possível, esse post é uma breve explicação sobre o assunto baseando-se em experiência pessoal. Nada escrito aqui deve ser considerado como ajuda médica.